Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12551

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Lia Raquel-
dc.contributor.authorCosta, Jorge Manuel Figueiredo-
dc.date.accessioned2011-06-08T16:58:22Z-
dc.date.available2011-06-08T16:58:22Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/12551-
dc.description.abstractA World Wide Web permitiu um acesso à informação nunca antes visto, com inevitáveis consequências na sociedade. Nos anos sessenta, Marshall McLuhan, referiu-se extensivamente à influência dos meios de comunicação na alteração de formas de estar, de pensar e agir do ser humano. Neste pressuposto, realizámos um estudo de caso com alunos do 12º ano de escolaridade para verificar se estes, que viveram esta evolução tecnológica durante o seu percurso escolar, incorporaram hábitos e destrezas que a tecnologia induz, relativas ao conhecimento/compreensão do processo de pesquisa e obtenção de informação através de motores de busca. Constatamos, por aplicação de um questionário, que estes sujeitos se enquadram no perfil dos nativos digitais definido por Marc Prensky. Uma pesquisa on-line, orientada e registada em screencast, permitiu-nos concluir que o processo de pesquisa é superficial e pouco cuidado com preferência pela wikipédia. Contudo, a motivação/intencionalidade da pesquisa parece conduzir a uma gestão mais eficiente da informação.por
dc.description.abstractThe invention of the World Wide Web at the turning point of the nineties, has enabled the access to information as it has never happened before, with the inevitable consequences on society. In the mid-sixties, Marshall McLuhan referred extensively to the influence of the media in the humans' changing ways of being, thinking and acting. Based on these assumptions, we decided to investigate whether the current secondary school students, who have lived through this technological changes throughout their school careers, have incorporated the habits and skills that technology induces, in particular the knowledge and understanding of the research process and obtaining information through search engines and their management. Framed in a case study, having a group of 12th grade students as a sample for our study and through the application of a questionnaire, we have found out that these students fit in the ‗digital natives' profile set by Marc Prensky. An online search, supervised and reported in a screencast which led us to conclude that the search process is superficial and casual, with the preference for Wikipedia. Nevertheless, while searching on-line, the research motivation/intent seems to lead to a more efficient information management.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMotores de buscapor
dc.subjectExtensão da memóriapor
dc.subjectPesquisa da informaçãopor
dc.subjectConstrução do conhecimentopor
dc.subjectSearch enginespor
dc.subjectExtended memorypor
dc.subjectInformation searchpor
dc.subjectKnowledge constructionpor
dc.titleOs motores de busca como extensão da memória humana : um estudo de caso com alunos do ensino secundáriopor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate12 - 13 Maio 2011por
oaire.citationStartPage1117por
oaire.citationEndPage1128por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleVII Conferência Internacional de TIC na Educaçãopor
sdum.conferencePublicationVII Conferência Internacional de TIC na Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
challenges_Jorge_2011.pdf183,57 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID