Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12341

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFischer, Adriana-
dc.contributor.authorDionísio, Maria de Lourdes-
dc.date.accessioned2011-05-05T10:29:02Z-
dc.date.available2011-05-05T10:29:02Z-
dc.date.issued2011-04-
dc.date.submitted2010-12-
dc.identifier.citation"Atos de Pesquisa em Educação". ISSN 1809-0354. 6:1 (Abr. 2011) 79-93.por
dc.identifier.issn1809-0354por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/12341-
dc.description.abstractNeste texto propomo-nos identificar e caracterizar as formas que o letramento assume, tanto na sua dimensão conceitual como na de prática, quando é objeto de estudo no Ensino Superior. Os dados deste estudo meta-analítico foram recolhidos em comunicações apresentadas em uma conferência internacional sobre letramentos ocorrida em 2009, em Portugal. Os resultados, obtidos pelas análises de 19 comunicações oriundas de vários países, apontam perspectivas diferenciadas de letramento na abordagem e nas análises de práticas de leitura e de escrita no Ensino Superior. Três modelos de letramento apresentam-se como norteadores, não em exclusividade: o modelo centrado em estruturas linguísticas e habilidades individuais (ou dos skills); o modelo da ‘socialização acadêmica’ e o modelo dos ‘letramentos acadêmicos’. Num quadro de tensões entre o reconhecimento dos meios para se construírem sujeitos academicamente letrados e a consciência da relevância de introduzir os estudantes nas convenções e regras dos textos especializados deste contexto, o letramento acadêmico emerge como uma prática quase exclusivamente de escrita. Verifica-se também um desfasamento entre os gêneros acadêmicos que os alunos necessitam ler e os textos que necessitam escrever, estes mais no âmbito de ferramentas pedagógicas do que da esfera científica.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFundação Universidade Regional de Blumenau (FURB)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLetramentospor
dc.subjectPesquisas acadêmicaspor
dc.subjectModelospor
dc.titlePerspectivas sobre letramentos no ensino superior: objectos de estudo em pesquisas acadêmicaspor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/2349por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage79por
oaire.citationEndPage93por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleAtos de Pesquisa em Educaçãopor
oaire.citationVolume6por
sdum.journalAtos de Pesquisa em Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fischer e Dionísio,2011.pdfTexto Publicado93,15 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID