Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/12112
Título: | Envolvimento extracurricular e ajustamento académico: um estudo com estudantes de engenharia da Universidade do Minho |
Autor(es): | Vasconcelos, Rosa Almeida, Leandro S. Soares, Ana Paula |
Palavras-chave: | Ajustamento académico Envolvimento extra-curricular Rendimento académico Engenharia |
Data: | 2002 |
Citação: | INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING AND TECHNOLOGY EDUCATION, 7, Santos, São Paulo, 2002 – “Proceedings of the VII International Conference on Engineering and Technology Education (INTERTECH).” [São Paulo : Facultade SENAC de Ciencias Exatas e Tecnologia, 2002]. |
Resumo(s): | O ajustamento académico tem sido conceptualizado como um processo complexo e multidimensional que envolve múltiplos factores tanto de natureza intrapessoal como de natureza contextual. Entre estes, o envolvimento em actividades extracurriculares tem sido apontado como um importante factor na adaptação ou integração dos estudantes ao novo contexto universitário. O presente estudo pretende analisar em que medida o envolvimento dos estudantes em actividades extracurriculares é promotor da adaptação e rendimento académicos. Os 62 estudantes de Engenharia da Universidade do Minho, responderam no final do 2º semestre do ano lectivo 1999/2000 ao Questionário de Vivências Académicas e a um questionário de caracterização sócio-demográfica e de caracterização do tipo de envolvimento académico. Algumas diferenças foram observadas, tendo em conta o tipo de envolvimento extracurricular dos alunos, em aspectos relacionados com o rendimento e com algumas dimensões das suas vivências académicas. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/12112 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Livros de atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Santos-Brasil.pdf | 212,02 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |