Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/12095
Título: | Acesso e sucesso no Ensino Superior em Portugal: questões de género, origem socio-cultural e percurso académico dos alunos |
Outro(s) título(s): | Access and success in higher education in Portugal: Issues of gender, sociocultural origin and students' academic path |
Autor(es): | Almeida, Leandro S. Guisande, M. Adelina Soares, Ana Paula Saavedra, Luísa |
Palavras-chave: | Acesso Ensino Superior Sucesso académico Academic success Access to higher education Gender Sociocultural origin |
Data: | 2006 |
Editora: | Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
Revista: | Psicologia: Reflexão e Crítica |
Citação: | ALMEIDA, Leandro S.; GUISANDE, M. Adelina; SOARES, Ana Paula and SAAVEDRA, Luísa. Access and success in higher education in Portugal: issues of gender, sociocultural origin and students' academic path. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.3, pp.507-514. ISSN 1678-7153. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000300020. |
Resumo(s): | Analisa-se o impacto do sexo e da origem sócio-cultural na nota de candidatura e nos cursos escolhidos no Ensino Superior, assim como nas dificuldades antecipadas e no rendimento académico no final do 1º ano de frequência universitária. O estudo tomou 1407 estudantes da Universidade do Minho. Os resultados apontam que o sexo, a par do nível sócio-cultural das famílias, influencia a escolha de cursos (mais estudantes do sexo feminino e das classes mais desfavorecidas frequentam cursos de ciências sociais, ao passo que mais estudantes do sexo masculino e das classes mais favorecidas o fazem em cursos de engenharia). Verifica-se ainda que os estudantes do sexo feminino e mais favorecidos socialmente apresentam notas mais elevadas de candidatura ao Ensino Superior e na média no final do 1º ano. Em relação às dificuldades antecipadas, os estudantes do sexo feminino e dos cursos de ciências sociais e económicas antecipam mais dificuldades interpessoais, enquanto os alunos do sexo masculino e a frequentar cursos de engenharia e de ciências económicas o revelam em relação à aprendizagem e à organização das tarefas diárias. A antecipação de dificuldades de aprendizagem relaciona-se ainda de forma negativa e estatisticamente significativa tanto com a nota de ingresso como com a média no final do 1º ano. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/12095 |
DOI: | 10.1590/S0102-79722006000300020 |
ISSN: | 0102-7972 |
e-ISSN: | 1678-7153 |
Versão da editora: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000300020 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Almeida, Guisande, Soares & Saavedra, 2006.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |