Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12091

TítuloClassroom environment scale : novo estudo de validação com estudantes universitários
Autor(es)Soares, Ana Paula
Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveAmbiente académico
Ajustamento à universidade
DataDez-2005
RevistaPsicologia e Educação
Citação"Psicologia e Educação". ISSN 1645-6084. 4:2 (Dez. 2005) 79-98.
Resumo(s)O presente trabalho apresenta e discute os resultados de um novo estudo de validação da versão adaptada da Classroom Environment Scale (CES; Moos & Trickett, 1974, 1987) por Santos (1996) para a população de estudantes a frequentar instituições do Ensino Superior em Portugal. Com efeito, embora esta escala tenha sido alvo de vários estudos no contexto nacional (Santos, 1996; Paúl, 1994; Bastos, Paúl & Sousa, 1996; Soares & Almeida, 2001), as dificuldades encontradas em replicar a sua estrutura dimensional original, bem como de validade e fidelidade, estimularam a realização de um novo estudo de validação com a utilização de técnicas estatísticas mais adequadas à natureza da escala de resposta aos seus itens (dicotómica). O estudo foi conduzido junto de uma amostra de 590 estudantes que, no ano lectivo, 2000/01, ingressaram no 1º ano de 16 cursos de licenciatura da Universidade do Minho. Os resultados apontam uma estrutura dimensional de seis factores e 64 itens que, embora corrobore os resultados obtidos num estudo prévio (cf. Soares & Almeida, 2001), permite a manutenção de um maior número de itens que apresentam resultados de fidelidade mais satisfatórios.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/12091
ISSN1645-6084
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Soares & Almeida, 2005.pdf7,38 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID