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dc.contributor.authorGranado, José Inácio F.-
dc.contributor.authorSantos, Acácia Aparecida A.-
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.contributor.authorSoares, Ana Paula-
dc.contributor.authorGuisande, M. Adelina-
dc.date.accessioned2011-04-07T14:03:48Z-
dc.date.available2011-04-07T14:03:48Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citation"Psicologia e Educação". ISSN 1645-6084. 4:2 (Dez. 2005) 31-41.por
dc.identifier.issn1645-6084por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/12089-
dc.description.abstractO presente estudo teve como objectivo contribuir para a validação do Questionário de Vivências Académicas, na sua versão reduzida (QVA-r; Almeida, Ferreira, & Soares, 1999) para a realidade brasileira. Trata-se de um instrumento construído em Portugal como parte de um projecto de investigação que procurava inventariar algumas características e vivências de estudantes do primeiro ano no seu processo de integração na Universidade, e já alvo de uma adaptação prévia à população de estudantes universitários brasileiros por Villar e Santos (2001) mas na sua versão integral (QVA; Almeida & Ferreira, 1999). O questionário foi aplicado a uma amostra de 626 estudantes de duas universidades brasileiras, uma particular e outra pública. Os estudos de validade e fidelidade conduzidos permitiram verificar que apesar de seis itens terem sido eliminados e três se terem associado a outra dimensão originalmente não prevista, a versão obtida, constituída por 54 itens, apresenta resultados de validade e fidelidade satisfatórios. Adicionalmente, os estudos diferenciais conduzidos tomando o rendimento académico dos alunos e o seu género permitem-nos concluir que as classificações obtidas no final do 1º semestre se associam a percepções mais positivas de integração académica (excepto no que se refere à dimensão interpessoal), e que os estudantes do género feminino apresentam resultados mais favoráveis (excepto no que se refere à dimensão pessoal), embora estes só assumam significado estatístico no que se refere às dimensões carreira, interpessoal e estudo do QVA-r, assim como na nota global de integração académica considerada. Sugere-se que novos estudos sejam feitos para uma melhor compreensão dos aspectos psicológicos envolvidos na entrada dos estudantes no Ensino Superior e que contribuam, de uma forma efectiva, para a definição de políticas públicas promotoras de um ensino de qualidade.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIntegração académicapor
dc.subjectVivências académicaspor
dc.titleIntegração académica de estudantes universitários : contributos para a adaptação e validação do QVA-r no Brasilpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage31por
oaire.citationEndPage41por
oaire.citationIssue2-
oaire.citationTitlePsicologia e Educaçãopor
oaire.citationVolume4-
sdum.journalPsicologia e Educaçãopor
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Granado, Santos, Almeida, Soares & Guisande, 2005.pdf4,31 MBAdobe PDFVer/Abrir

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