Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/12089
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Granado, José Inácio F. | - |
dc.contributor.author | Santos, Acácia Aparecida A. | - |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | - |
dc.contributor.author | Soares, Ana Paula | - |
dc.contributor.author | Guisande, M. Adelina | - |
dc.date.accessioned | 2011-04-07T14:03:48Z | - |
dc.date.available | 2011-04-07T14:03:48Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | "Psicologia e Educação". ISSN 1645-6084. 4:2 (Dez. 2005) 31-41. | por |
dc.identifier.issn | 1645-6084 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/12089 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objectivo contribuir para a validação do Questionário de Vivências Académicas, na sua versão reduzida (QVA-r; Almeida, Ferreira, & Soares, 1999) para a realidade brasileira. Trata-se de um instrumento construído em Portugal como parte de um projecto de investigação que procurava inventariar algumas características e vivências de estudantes do primeiro ano no seu processo de integração na Universidade, e já alvo de uma adaptação prévia à população de estudantes universitários brasileiros por Villar e Santos (2001) mas na sua versão integral (QVA; Almeida & Ferreira, 1999). O questionário foi aplicado a uma amostra de 626 estudantes de duas universidades brasileiras, uma particular e outra pública. Os estudos de validade e fidelidade conduzidos permitiram verificar que apesar de seis itens terem sido eliminados e três se terem associado a outra dimensão originalmente não prevista, a versão obtida, constituída por 54 itens, apresenta resultados de validade e fidelidade satisfatórios. Adicionalmente, os estudos diferenciais conduzidos tomando o rendimento académico dos alunos e o seu género permitem-nos concluir que as classificações obtidas no final do 1º semestre se associam a percepções mais positivas de integração académica (excepto no que se refere à dimensão interpessoal), e que os estudantes do género feminino apresentam resultados mais favoráveis (excepto no que se refere à dimensão pessoal), embora estes só assumam significado estatístico no que se refere às dimensões carreira, interpessoal e estudo do QVA-r, assim como na nota global de integração académica considerada. Sugere-se que novos estudos sejam feitos para uma melhor compreensão dos aspectos psicológicos envolvidos na entrada dos estudantes no Ensino Superior e que contribuam, de uma forma efectiva, para a definição de políticas públicas promotoras de um ensino de qualidade. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Integração académica | por |
dc.subject | Vivências académicas | por |
dc.title | Integração académica de estudantes universitários : contributos para a adaptação e validação do QVA-r no Brasil | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 31 | por |
oaire.citationEndPage | 41 | por |
oaire.citationIssue | 2 | - |
oaire.citationTitle | Psicologia e Educação | por |
oaire.citationVolume | 4 | - |
sdum.journal | Psicologia e Educação | por |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Granado, Santos, Almeida, Soares & Guisande, 2005.pdf | 4,31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |