Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/12074
Título: | Questionário de Vivências Académicas (QVA-r): avaliação do ajustamento dos estudantes universitários |
Outro(s) título(s): | The Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r): Assessment of the adjustment of university students |
Autor(es): | Almeida, Leandro S. Soares, Ana Paula Ferreira, Joaquim Armando G. |
Palavras-chave: | Questionário de Vivências Académicas Ajustamento académico Adaptação à Universidade Realização académica Ensino Superior Academic adjustment College adaptation Academic achievement Higher Education |
Data: | Nov-2002 |
Editora: | Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) |
Revista: | Avaliação Psicológica |
Citação: | ALMEIDA, Leandro S.; SOARES, Ana Paula C. e FERREIRA, Joaquim Armando. Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r): avaliação do ajustamento dos estudantes universitários. Aval. psicol. [online]. 2002, vol.1, n.2, pp.81-93. ISSN 1677-0471. |
Resumo(s): | O insucesso e a evasão no ensino superior atingem níveis preocupantes na maioria dos países. Importa conhecer as suas causas e implementar as medidas, sobretudo preventivas, que possam diminuir o custo individual, familiar e social de tais situações. No presente trabalho, apresenta-se os procedimentos de construção e validação de uma versão reduzida do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997). A redução substancial do número de itens na versão abreviada da escala (QVA-r; Almeida, Ferreira & Soares, 2001), procura ultrapassar as dificuldades inerentes à administração de uma versão integral do questionário constituída por 170 itens distribuídos por 17 subescalas. A presente versão abreviada é constituída por 60 itens distribuídos por cinco grandes áreas da adaptação académica dos estudantes: pessoal; interpessoal; vocacional; estudo-aprendizagem; e institucional. As qualidades métricas da versão reduzida revelam-se satisfatórias em termos da sua consistência e validade interna. The underachievement and dropouts of students in higher education reach preoccupying levels in most developed countries. Therefore, it’s important to know their causes and to implement the measures, above all preventive ones, that can reduce the cost individual, familiar and institutional of such situations. This paper presents the construction and procedures of validation of reduced version of Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA, Almeida & Ferreira, 1997). The substantial reduction of the number of items in the abbreviated version of the scale (QVA-r; Almeida, Ferreira & Soares, 2001), tries to overcome the inherent difficulties to the administration of an integral version of the questionnaire, formed by 170 items distributed by 17 subscales. This abbreviated version of QVA is formed by 60 items distributed by five dimensions of students´ adaptation: personal, interpersonal, vocational, study-learning, and institutional. Results show adequate psychometric characteristics on internal consistency and validity. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/12074 |
ISSN: | 1677-0471 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Almeida, Soares & Ferreira, 2002.pdf | 56,27 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |