Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/12063

TítuloAmbiente académico e adaptação à Universidade: contributos para a validação da Classroom Environment Scale
Autor(es)Soares, Ana Paula
Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveAmbiente académico
Adaptação à universidade
Data2002
EditoraUniversidade do Minho
CitaçãoIn POUZADA, A. S. ; ALMEIDA, L. S. ; VASCONCELOS, R. M., eds. – “Contextos e dinâmicas da vida académica.” Guimarães : Universidade do Minho, 2002. ISBN 972-8692-04-8. p. 175-193.
Resumo(s)Nas últimas décadas, as questões da transição e da adaptação à Universidade têm produzido um corpo considerável de investigações. Contudo, a grande maioria desses estudos têm-se centrado em aspectos pessoais e intrapsicológicos do estudante na tentativa de compreender e explicar tais processos, negligenciando, assim, a poderosa influência que o contexto universitário pode ter, em si mesmo, na sua promoção/inibição. Neste sentido, e atendendo ao facto de, em Portugal, serem ainda escassas os instrumentos que procurem avaliar a qualidade do ambiente académico, o presente trabalho procura contribuir com novos dados para a validação do Classroom Environment Scale (CES; Moos & Trickett, 1974, 1987) adaptado por Santos (1996) à população de estudantes do Ensino Superior em Portugal, em face das dificuldades encontradas na dimensionalidade da escala em estudos prévios (Santos, 1996; Paúl, 1994; Bastos, Paúl & Sousa, 1996). Desta forma, o CES foi administrado no início do 2º semestre do ano lectivo 2000/01, a uma amostra de 910 estudantes do 1º ano de 16 cursos de licenciatura da Universidade do Minho. Os resultados apontam para uma estrutura dimensional bastante coerente com a estrutura de nove subescalas da versão original do instrumento, agrupadas nas três grandes dimensões do clima social teoricamente conceptualizadas para a avaliação de contextos educativos (relacionamento, desenvolvimento pessoal e manutenção/mudança do sistema).
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/12063
ISBN972-8692-04-8
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Livros de atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Soares & Almeida, 2002.pdf7,19 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID