Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11874

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRosário, Pedro-
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.-
dc.contributor.authorNúñez Perez, José Carlos-
dc.contributor.authorGonzález-Pienda, Júlio A.-
dc.date.accessioned2011-03-15T12:10:50Z-
dc.date.available2011-03-15T12:10:50Z-
dc.date.issued2004-12-
dc.identifier.citation"Revista Psico-USF." ISSN 1413-8271. 9:2 (Dez. 2004) 117-127.por
dc.identifier.issn1413-8271por
dc.identifier.issn2175-3563por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/11874-
dc.description.abstractA partir dos anos 70, emergiram dois referenciais para se investigar as abordagens dos alunos à aprendizagem. O primeiro, qualitativo, baseado nos estudos de Marton e colaboradores; o outro, desenvolvido por Biggs e colaboradores, e por Entwistle. O QPA (Questionário de Processos de Aprendizagem), uma adaptação para a língua portuguesa do Learning Processes Questionnaire, foi usado para avaliar as abordagens à aprendizagem. A dimensionalidade desse instrumento tem sido discutida na literatura, perguntando-se se três fatores (superficial, profundo e de alto rendimento) mostraram a descrição mais apropriada do construto. Os dados obtidos reforçam a convicção de que existem duas orientações fundamentais à aprendizagem, distinguindo-se pela presença ou ausência da intenção para compreender o material a aprender, tal como foi sugerido nos estudos iniciais por Marton e Säljö. Ressalta-se a necessidade de uma discussão complementar sobre a natureza substantiva da abordagem de alto rendimento em futuras investigações.por
dc.description.abstractStarting from the seventies, two frameworks investigating the approaches to learning emerged. The first one, qualitative, from Marton and collaborators’ studies, and the other one developed by Biggs and collaborators, and by Entwistle. Approaches to the learning evaluation was done with QPA (Questionário de Processos da Aprendizagem), a portuguese adaptation of Learning Processes Questionnaire. The dimensional structure of approaches to learning has been discussed in the literature, wondering if three factors superficial, deep and strategic, showed the most appropriate description of the construct. The data reinforce the conviction of two fundamental orientations to learning standing for the presence or absence of the intention to understand the material to learn, just as suggested in the initial studies by Marton and Saljo. A complementary discussion on the substantive nature of the strategic approach is needed on future research.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de São Francisco. Núcleo de Publicação e Divulgação Cientificapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAbordagem à aprendizagempor
dc.subjectEstratégias de aprendizagempor
dc.subjectOrientações à aprendizagempor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectApproach to the learningpor
dc.subjectLearning strategiespor
dc.subjectOrientations to the learningpor
dc.subjectMotivationpor
dc.titleAbordagem dos alunos à aprendizagem: análise do construtopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://pepsic.homolog.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_issues&pid=1413-8271&lng=pt&nrm=isopor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage117por
oaire.citationEndPage127por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleRevista Psico-USFpor
oaire.citationVolume9por
sdum.journalRevista Psico-USFpor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2004_abordagens_apre_psico_usf.pdf309 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID