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https://hdl.handle.net/1822/11787
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pacheco, José Augusto | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Naura Syria Carapeto | - |
dc.contributor.author | Machado, Lucy Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2011-02-23T11:37:52Z | - |
dc.date.available | 2011-02-23T11:37:52Z | - |
dc.date.issued | 2010-12-01 | - |
dc.identifier.citation | “Cadernos de Pesquisa : Pensamento Educacional”. ISSN 2175-2613. 5:11 (Set./Dez. 2010) 185-198. | por |
dc.identifier.issn | 2175-2613 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/11787 | - |
dc.description.abstract | O texto objetiva explicitar a abordagem histórica das mudanças curriculares para subsidirar as políticas de ensino a partir da noção de noção de tempo curricular. Para isto, utilizou-se do método de investigação como primeiro momento e após utilizar o método de exposição, como explicita Marx. Ao perquirir as determinações do objetto, capata-se a realidade que deve ser exposta. Realizou-se pesquisa bilbiográfica em documental em Portugal e no Brasil. Os dados apresentados são significativos e expostos para o debate. Assim, na busca da justificação das disciplinas em contexto escolar, Goodson aborda o conceito de tempo histórico para explicar as mudanças curriculares a longo, médio e curto prazo. Trata do conceito de tempo curricular com referência às mudanças na organização dos planos de sistematização das disciplinas e nos seus conteúdos. A análise estruturalista de Bourdieu permite responder a interrogação - o que é uma disciplina? - a partir da noção de campo, cuja formulação inclui “uma teoria global do espaço científico” e uma teoria dos conflitos, pois “o campo científico, tal como outros campos, é um campo dotado de uma estrutura e também um espaço de conflitos pela manutenção ou transformação desse campo de forças”, criando um sentido de pertença, conforme. A visão sociológica de Bourdieu faz com que a noção de campo epistemológico seja entendido como campo científico, no interior do qual as “diferentes disciplinas ocupam uma posição no espaço (hierarquizado) das disciplinas e que aquilo que nele sucede depende em parte desta posição”. As medidas políticas, apresentadas como reformas, ou como inovações, inscrevem-se no tempo político de uma dada governação, pois a necessidade de produzir normativos tem sido uma das constantes dos ministérios da educação.O problema agrava-se quando as políticas curriculares, quase sempre enquadradas por modelos de racionalidades técnicas e determinadas pela lógica do Estado, tendem a criar uma distância enorme entre o que é o discurso da mudança e o que realmente acontece ao nível das práticas escolares. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES, Brasil | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Tempo curricular | por |
dc.subject | Mudanças curriculares | por |
dc.subject | Abordagem histórica | por |
dc.subject | Políticas educacionais | por |
dc.title | Noção de tempo curricular: abordagem histórica das mudanças curriculares para a compreensão das políticas de ensino | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationStartPage | 185 | por |
oaire.citationEndPage | 198 | por |
oaire.citationIssue | 11 | por |
oaire.citationConferencePlace | Paraná | por |
oaire.citationTitle | Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional | por |
oaire.citationVolume | 5 | por |
sdum.journal | Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Pacheco, Naura e Machado 2011.pdf | Texto principal | 178,49 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |