Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/11556

TítuloReconfigurando a pedagogia na universidade : uma experiência na formação inicial de professores de língua estrangeira
Autor(es)Barbosa, Isabel Maria Antunes
Orientador(es)Vieira, Flávia
DataNov-2010
Resumo(s)O presente estudo de caso, de natureza interpretativa, centra-se na investigação das minhas práticas como docente e supervisora na formação inicial de professores, no âmbito da Licenciatura em Ensino de Inglês e Alemão da Universidade do Minho. Enquadra-se no projecto Transformar a Pedagogia na Universidade (2004-2006), articulando-se com um projecto de supervisão (em curso desde 1995) que visava promover a reflexividade profissional e uma pedagogia para a autonomia através da investigação-acção, ambos desenvolvidos no Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Procurando articular a formação dos alunos nas disciplinas de Metodologia de Ensino (4º ano) e no estágio (5º ano), o estudo desenvolveu-se em duas fases (2004/05 e 2005/06) e teve como objectivos: 1) Articular a formação didáctica (curricular) dos futuros professores de LE com a sua formação em contexto de iniciação à prática profissional (estágio); 2) Desenvolver e monitorizar estratégias de formação/supervisão promotoras de competências de reflexividade, autodirecção e criatividade/inovação, nos contextos curricular e supervisivo; 3) Analisar efeitos das estratégias de formação desenvolvidas na aprendizagem profissional dos futuros professores de LE, em dimensões relevantes da sua emancipação e da transformação da pedagogia escolar; 4) Explorar uma abordagem (auto)investigativa na pedagogia da formação inicial de professores de LE Na primeira fase, proporcionou-se aos alunos o contacto directo com a realidade do estágio, assim como a participação na modalidade de avaliação da disciplina. Desenvolveram um estudo de projectos de investigação-acção realizados por colegas estagiários, documentando o seu trabalho num portefólio reflexivo. Na segunda fase, o grupo de estagiários que supervisionei deu continuidade aos portefólios iniciados no ano anterior, realizando e avaliando os seus próprios projectos de investigação-acção. A avaliação da intervenção foi feita com base na análise dos portefólios reflexivos, triangulada com informação recolhida em questionários (aos alunos/estagiários) e entrevistas (aos estagiários e orientadoras de escola), e no meu próprio diário de investigação/formação. A principal conclusão do estudo é que as estratégias de formação adoptadas contribuíram para o desenvolvimento continuado de competências de reflexividade, autodirecção e criatividade/inovação, essenciais à promoção da autonomia dos formandos e dos seus alunos. Como exemplo de indagação da pedagogia de formação na universidade, o estudo reforça a necessidade de fazer dessa pedagogia objecto de investigação e transformação, desenvolvendo-se o que na literatura anglo-saxónica tem vindo a ser designado como “scholarship of teaching and learning”.
The present interpretive case study is based on the research upon my own teaching and supervisory practices in the context of a pre-service foreign language (FL) teacher education programme with graduate students of English and German at the University of Minho. It is part of the project Transforming Pedagogy at the University (2004-2006), aimed at developing a scholarship of teaching and learning, in articulation with a supervisory project (ongoing since 1995) whose aim was to promote professional reflectivity and pedagogy for autonomy through action research. Both projects were developed within the Research Centre in Education of the University of Minho. Seeking to articulate the students’ professional development in the courses of English/ German Teaching Methodology (4th year) and in the practicum (5th year), the study was developed in two phases (2004/05 and 2005/06) and its objectives were: 1) Articulate prospective FL teachers’ didactic training with their development in the practicum; 2) Develop and monitor teacher education/supervision strategies for the promotion of reflectivity, self-direction and creativity/innovation competences in the curricular and supervisory contexts; 3) Analyse the effects of those strategies upon the professional development of the prospective FL teachers, in relevant aspects of teacher empowerment and the transformation of school pedagogy; 4) Explore a self-study approach in the context of pre-service FL teacher education. In the first phase, the students were brought into direct contact with the reality of the practicum, and participated in the assessment method adopted. They studied the action research projects carried out by student teachers, documenting their work in a reflective portfolio. In the second phase, a group of six student teachers supervised by me gave continuity to the portfolios started in the previous year, developing and evaluating their own action research projects in schools. The evaluation of my intervention was based on the analysis of the reflective portfolios, triangulated with information gathered through questionnaires (to the students/student teachers) and interviews (to the student teachers and their school supervisors), and also in my own research/teacher education journal. The main conclusion of the study is that the teacher education intervention increased the students’ reflectivity, self-direction and creativity/innovation competences in promoting pedagogy for teacher and learner autonomy. As an example of inquiry upon the pedagogy of teacher education at university, the study stresses the need to develop the scholarship of teacher education as a means to enhance its transformation.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Educação (área de conhecimento em Metodologia do Ensino das Línguas Estrangeiras)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/11556
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Isabel Maria Antunes Barbosa.pdf4,45 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID