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dc.contributor.advisorRamalho, José Carlos-
dc.contributor.authorCruz, Jorge Filipe Pereira da-
dc.date.accessioned2010-12-22T14:29:09Z-
dc.date.available2010-12-22T14:29:09Z-
dc.date.issued2009-12-22-
dc.date.submitted2009-12-02-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/11380-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Informáticapor
dc.description.abstractEsta dissertação enquadra-se na necessidade crescente da sociedade em “orientar” as relações pessoais e interpessoais na ligação laboral, académica e pessoal. Desde os primórdios da sua existência que o ser humano avalia e é avaliado. A existência de um instrumento digital que, na sua génese é, uma mais-valia nessa difícil e árdua tarefa que é o processo avaliativo e que registe as análises e a documentação do trabalho desenvolvido é a “questão” do portefólio digital (e-portefólio). Na aurora das TIC imergiram inúmeras plataformas relacionadas com o ensino/aprendizagem e a socialização. A observação de ferramentas assessoradas na estrutura de portefólio permite a contextualização e o enquadramento do portefólio digital (e-portefólio). A análise do existente sobre a temática, a sua aplicabilidade e as experiências complementadas com o estudo de uma especificação de e-portefólio permitem definir o modelo de concepção transversal a várias áreas (sociedade civil, empresarial e académica). Assim, a formalização do conceito, o paradigma do protótipo e a elaboração do esquema para parametrizar a avaliação são as premissas essenciais. A investigação efectuada reconhece e distingue estruturas de e-portefólio e incide sobre a natureza dogmática que se adapta melhor à área do utilizador, estabelecendo orientações. Esta forma de pensar é a ditada pela sociedade e pelo sistema de ensino que orienta a aprendizagem, de forma gradual, para a formação electrónica (e-formação), num processo de desenvolvimento colaborativista e cooperativista. Reconhece também a importância dos sistemas hipermédia e de mapas de conceitos sobre os quais, e com base na especificação do protótipo e-portefólio, se podem estruturar aplicações hipermédia, a partir de documentos XML. Apoiado nos modelos existentes sobre e-portefólios é apresentado o sistema EDIMA (Estudo do processo, Desenho da estrutura, Implementação do Modelo e Avaliação), um meta-modelo, que focaliza as etapas de elaboração de um e-portefólio.por
dc.description.abstractThis dissertation is fitted in the growing need of society to "direct" personal relationships and interpersonal connection in labor, academic and private circumstances. Since the beginning of his existence, the human being assesses and is assessed. The existence of a digital instrument that registers the analysis and documentation of the work done is the "issue" of the digital portfolio (eportfolio), which - in its genesis - is an asset in this hard task of the evaluation process. At the dawn of ICT (TIC), numerous platforms related to teaching / learning and socialization came up. The observation of tools supported by the portfolio structure allows the conceptualization and management of the digital portfolio (e-portfolio). The analysis of the existent on the subject, its applicability and experiences complemented with the study of a specification for e-portfolio model permit us to define the cross-sectional design to various areas (civil society, business and academic). Thus, the formalization of the concept, the paradigm of the prototype and the development of the scheme to parameterize the evaluation are the essential premises. This investigation recognizes and distinguishes e-portfolio structures and focuses on the dogmatic nature that is best suited to the user area, establishing guidelines. This way of thinking is dictated by society and the education system that gradually drives learning to the e-learning (e-training), a collaborative process of development. It also recognizes the importance of hypermedia systems and concept maps on which - and based on the specification of the prototype e-portfolio - hypermedia applications from XML documents can be built. Supported on existing models of e-portfolios EDIMA (SDIEM) system (Study of the process, structure Design, Implementation and Evaluation Model) is shown. This is a meta-model which focuses on the steps of developing an e-portfolio.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPortefóliopor
dc.subjectPortefólio digitalpor
dc.subjecte-portefóliopor
dc.subjecte-learning e avaliaçãopor
dc.subjectPortfoliopor
dc.subjectDigital portfoliopor
dc.subjecte-portfoliopor
dc.subjecte-learning and assessment.por
dc.titlePortefólio digital (e-portefólio)por
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc37.018.43por
dc.subject.udc681.324por
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