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https://hdl.handle.net/1822/11188
Título: | Processos e práticas de inclusão educativa: do currículo comum ao currículo diferenciado |
Autor(es): | Barata, Clarinda Luísa Ferreira |
Orientador(es): | Morgado, José Carlos Ferreira, José Brites |
Data: | 19-Nov-2010 |
Resumo(s): | Este trabalho de investigação surge num momento em que questões como saberes
básicos, a inclusão educativa e a diferenciação curricular têm tido visibilidade crescente,
nomeadamente, no ensino básico. É imprescindível atender à diversidade, uma realidade cada
vez mais comum no interior das salas de aulas, considerando-a não como um obstáculo mas
como uma fonte enriquecedora do processo educativo, bem como à inclusão, matéria de
particular relevância no nosso sistema educativo, uma vez que a partir delas se pode idealizar a
educação como uma via propícia para concretizar princípios de equidade.
Neste sentido, importa perceber se os professores estão a conseguir uma efectiva
flexibilização e diferenciação curriculares nas escolas ou se, pelo contrário, continuam
entrincheirados entre rotinas securizantes, adiando a possibilidade de edificar uma verdadeira
escola inclusiva. Partindo desta problemática, este projecto de investigação norteou-se pelos
seguintes objectivos gerais: conhecer as percepções dos professores do 1º Ciclo do Ensino
Básico relativamente a inclusão, práticas inclusivas e escola inclusiva; compreender o impacto
das políticas educativas e curriculares em termos de práticas inclusivas; identificar de que
formas os professores (re)contextualizam o currículo prescrito a nível oficial; verificar de que
modo os professores fazem a gestão da diversidade no interior da sala de aulas; verificar se
recorrem, ou não, a estratégias e métodos de diferenciação curricular; avaliar a importância que
os professores atribuem à formação contínua como motor de mudança e melhoria das práticas
curriculares. Para o efeito, recorremos a uma metodologia de investigação de tipo misto, que
incluiu a aplicação de um questionário aos docentes do 1.º Ciclo que frequentavam acções de
formação contínua na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de
Leiria, e, posteriormente, a realização de entrevistas, a análise documental e a observação de
aulas em duas situações específicas, configurando dois estudos de caso. Como principais
conclusões podemos destacar que os dados confirmam e reforçam: (i) a ideia de que as
questões curriculares são múltiplas, complexas e colocam-se a diferentes níveis, ou seja, desde
o contexto em que o currículo é prescrito até ao contexto em que ele é efectivamente
concretizado; (ii) a recontextualização do currículo constitui um importante desafio tanto ao nível
das estruturas como dos instrumentos de gestão curricular das escolas; (iii) em tempos de
heterogeneidade, diferença e diversidade, a formação contínua tem estado pouco atenta a estes
aspectos; e (iv) que os professores estão, ainda que timidamente, a dar passos no sentido de
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construírem uma escola mais inclusiva, com recurso a pedagogias divergentes, procurando fazer
da escola portuguesa um espaço de inclusão educativa, aberto à diferenciação curricular The scope of this research is connected to basic knowledge, educational inclusion and the curriculum differentiation which have gained visibility especially in the Portuguese educational basic level. It is absolutely necessary to take into account the diversity, not as an obstacle but as a rich resource towards the educational process. The inclusion shall be seen as a relevant issue for the Portuguese educational system to prove that education is the right way to achieve equity principles. It is relevant to understand if teachers are able to make a real flexibility and a correct curriculum differentiation in their schools or on the opposite are still attached to traditional routines, postponing the possibility to build a real inclusive school. This research had the following general aims: To identify the teachers’ perceptions from the 1st cycle from the basic level’s concerning inclusion, inclusive best practices and inclusive school; to understand the educational and curriculum policies’ impact considering the inclusive best practices; to identify the way teachers adapt the defined official curriculum; to verify how teachers manage with the diversity within the classroom; to verify if they are supported or not on strategies and curriculum differentiation methodologies; to evaluate the importance teachers give to lifelong learning in order to be able to change and improve practices. In this research we adopted a mixing methodology which includes first the questionnaires for the teachers of the 1st The main conclusions allow to confirm and reinforce the obtained data that: (i) the idea that curriculum questions are multiple and very complex and are put up at different level, since the moment the curriculum is established till the moment it is performed. (ii) the reestablishment of the curriculum is an important challenge both at structural level and curriculum schools management tools: (iii) concerning heterogeneous, differences and diversity, continuous training actions for teachers has been concentrated into others aspects and finally (iv) the teachers though tentatively are giving the first steps to reach the inclusive education, supporting on divergent pedagogical methodologies, aiming at the construction of a Portuguese school, as an educational inclusive school opened to curriculum differentiation. cycle who were attending a continuous training action in the Higher School for Education of the Polytechnic Institute of Leiria, second interviews, and then documentary analysis and finally the observation of two studies cases. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese doutoramento em Ciências da Educação (área especialidade em Desenvolvimento Curricular) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/11188 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
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