Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/11036
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Formosinho, Júlia | - |
dc.contributor.author | Marques, Maria de Fátima Barros | - |
dc.date.accessioned | 2010-11-09T09:50:43Z | - |
dc.date.available | 2010-11-09T09:50:43Z | - |
dc.date.issued | 2009-12-29 | - |
dc.date.submitted | 2009-10-29 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/11036 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Educação de Infância (área de especialização em Educação Multicultural e Envolvimento Parental) | por |
dc.description.abstract | O presente estudo surge no âmbito da necessidade de se compreender como as crianças percepcionam as finalidades e objectivos educacionais, bem como o ambiente físico dos seus contextos de educação e as experiências de aprendizagem que aí se realizam. Parte-se, assim, do pressuposto avançado por vários autores, em projectos de investigação, de que as crianças são detentoras de competência, capazes de compreender, reflectir, analisar e dar respostas válidas sobre aspectos que elas têm oportunidade de vivenciar. Porque se acredita que a criança é dotada de capacidades que a tornam capaz de participar activamente nos vários domínios de acção, e de pensar e expressar o seu pensamento sobre o quotidiano educativo, o presente trabalho tem por objectivo descobrir, através do discurso das crianças de dois contextos diferenciados, sendo um, um contexto de educação pré-escolar e outro, um contexto do primeiro ciclo, se o jogo e a brincadeira são incluídos no processo de aprendizagem das crianças e perceber ainda como estas analisam a opção pedagógica utilizada pelos adultos. Os resultados obtidos, a partir dos discursos das crianças nas entrevistas efectuadas, permitem chegar à conclusão de que as crianças compreendem o jogo e a brincadeira como actividades que lhes conferem prazer, satisfação, e, portanto, desencadeiam nelas uma grande necessidade de realização porque são estimulantes, desafiantes e dão sentido às suas escolhas. Também, através da análise reflectida da criança, é possível fazer-se uma comparação entre os dois contextos estudados ao nível das opções metodológicas adoptadas. Pode-se depreender, a partir das informações dadas pelas crianças, que as suas opiniões são sensíveis aos contextos em que vivem e aos quais se referem e são articulados de forma clara. | por |
dc.description.abstract | The purpose of this study is to understand how children are perceptive in what concerns the goals and educational objectives, the physical environment of their educational contexts and the learning experiences which occur in this same context. Therefore, we can consider through several authors’ investigational projects that children have abilities, they can understand, reflect, analyse and give valid answers about aspects of their daily lives and living experiences. As it is believed that a child has abilities that allow her/him to participate actively in several areas of action and to think and express its thoughts about educational daily, this work’s goal is to find out, through the analysis of children’ speech in two different contexts, the pre-schooling and the elementary school, if games and fun are included in the process of learning and understanding how children analyse adults’ pedagogical option. After analyzing the interviews and children’s speeches, we can conclude that children understand play and fun as activities that offer them pleasure, satisfaction, so, there are a great need of realization because they are stimulating, defiant and make their choices meaningful. This analysis is reflected from the child, it is possible to compare the two studied contexts at the level of the methodological options adopted. From the information given by children, we can conclude that their opinions are sensitive to the contexts where they live, which they refer to and are clearly articulated. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.title | Jogos e brincadeiras: as perspectivas das crianças | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.subject.udc | 371.382 | - |
dc.subject.udc | 159.946.5 | - |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf Acesso restrito! | 771,3 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |