Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10985
Título: | Revelando as aprendizagens das crianças : a documentação pedagógica |
Autor(es): | Azevedo, Ana Maria Lourenço Cerqueira |
Orientador(es): | Formosinho, Júlia |
Data: | 23-Dez-2009 |
Resumo(s): | Pretendeu-se com este estudo descrever, interpretar e compreender o processo de
(re)construção da pedagogia, no domínio da documentação pedagógica como estratégia
para revelar as aprendizagens das crianças.
As questões formuladas revelam o interesse pelo desenvolvimento de uma
compreensão profunda e detalhada do processo de (re)construção da pedagogia ao nível
de uma dimensão central - a documentação das aprendizagens das crianças organizada
em portfolios e perspectivam a realização de uma investigação que se situa no âmbito de
um estudo de caso de orientação construtivista, realizado por processos de investigaçãoacção,
no âmbito do modelo de intervenção da Associação Criança (Oliveira-
Formosinho e Formosinho, 2001).
Neste enquadramento, a documentação pedagógica surge com a preocupação de
apoiar o desenvolvimento profissional das educadoras de infância na reconstrução da
sua profissionalidade, exigindo recriar a imagem de criança e o seu papel na
aprendizagem quer nas instituições de educação de infância, quer na sociedade em
geral. A formação em contexto desenvolve-se de modo a garantir os direitos das
profissionais ao seu desenvolvimento profissional e o direito das crianças a uma
educação de qualidade.
A investigação realizada, através de um estudo de caso participativo, permitiu
compreender o processo de (re)construção das práticas avaliativas através da
documentação pedagógica. A análise e interpretação desse processo permitiu
compreender as transformações ocorridas, desde a identificação do problema sentido
pelas profissionais do contexto apoiado pela Associação Criança em torno da avaliação
das crianças até à apropriação da documentação pedagógica e da sua organização em
portfolios como estratégia de avaliação alternativa ecológica. Isto é, o estudo permitiu
compreender como é que a documentação pedagógica pode sustentar o processo de
monitorização e de avaliação das crianças e identificar as dificuldades que se
apresentam à aprendizagem profissional na apropriação da documentação pedagógica e
as conquistas que se desenvolveram neste processo concreto. Permitiu ainda identificar
as condições estruturais referidas às aprendizagens profissionais ao nível da formação
em contexto que facilitam o processo de aprendizagem das crianças.A documentação revela-se como uma importante estratégia para promover a
participação das crianças e da sua família na sua aprendizagem e na avaliação dessa
aprendizagem e como uma estratégia potenciadora do respeito pelas culturas das
crianças e das suas famílias. This study describes and interpretes the processes of pedagogical documentation as revelation of children`s learning in the context of an innovative process of quality development. The study was undertaten as a action–research project following Childhood Assotiation (Oliveira-Formosinho e Formosinho, 2001) construtivist approach. Professional Development of the pre-school teachers envolved was undertook within a contex based teacher education approach specific to Childhood Assotiation. The research allowed the understanding of the transformation of assessment and evaluation practices through the introduction of pedagical documentation organized in learning portfolios. Therefore it became clear how pedagogical documentation transforms the monitoring and evaluation of children`s learning and promotes professional development on the part of their teachers. It can be said that this understanding of pedagogical documentation promotes children and families participation and respect individual and social diversities. This piece of research highlited structural condictions that affect children and teachers learning process. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Multicultural e Envolvimento Parental) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10985 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |