Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10815

TítuloMetodologia de antecipação das paletas de cor nas tendências de moda
Autor(es)Campos, Raquel de
Orientador(es)Souto, A. Pedro
Data9-Dez-2009
Resumo(s)A intenção deste trabalho é criar uma discussão para alcançar e antecipar as tendências de moda nas cores. As influências da moda desde seu surgimento no século XIV, têm mudado radicalmente a vida social das pessoas e o factor económico do mundo moderno. Após a segunda guerra, o sistema económico expandiu o volume de produção de bens de consumo. O consumismo torna todos completamente dependentes dos produtos e da moda, despertados pelos desejos criados pelo marketing para que as empresas vendam mais. Nunca se vendeu e produziu tanto, a moda tornou-se um segmento forte e cada vez mais competitivo. Para isso é necessário que os designers e empresários desenvolvam produtos que possuam mais em qualidade, diferencial, inovação, estética e tecnologia. O tempo para a criação e o desenvolvimento do produto de moda está cada vez mais curto, para satisfazer o consumidor, que procura novidades num curto período. É fundamental que as colecções sejam just in time neste mercado cada vez mais competitivo. Acertar as tendências e atingir os consumidores é o que as empresas têm como objectivos para vender mais e não perder em investimentos em produtos que não agradem os consumidores. Este trabalho procurou aplicar uma metodologia para alcançar e antecipar as tendências de moda nas cores. Através do estudo aos Bureaux de estilo Nelly Rodi foi possível traçar as tendências de cores durante dez anos, ou seja vinte colecções. Este estudo no primeiro passo procurou contextualizar a moda, tendências e cores, para mais tarde catalogar as cores no período de 1997 a 2007. Foi necessário fotografar e recolher amostras de todas as cores e criar uma metodologia para encontrar o número do pantone de cada cor. Através do número do pantone, que apresenta a gama, luminosidade e intensidade de cada cor e o sistema CEILAB, foi possível encontrar a maioria das cores utilizadas neste período. Com este estudo foi estabelecido um ciclo das cores.
The intention of this work is to create a discussion to achieve and to anticipate trends in fashion colors. The influences of fashion since its emergence in the fourteenth century, have radically changed the social life of people and the economic factor of the modern world. After the second war, the economic system expanded the production volume of consumer goods. The consumerism makes it all completely dependent on products and fashion, alarm clock for the wishes created by marketing companies to sell more. It was never sold and produced both the fashion segment has become a strong and increasingly competitive. This requires that the designers and entrepreneurs to develop products that have more in quality, differential, innovation, aesthetics and technology.The time for the establishment and development of the product of fashion is getting shorter, to meet the consumer demand that news in a short period. It is essential that the collections are just in time in this increasingly competitive market. Setting trends and reach consumers is that companies have aims to sell more and not losing investments in products that consumers do not like. This study sought to implement a methodology to achieve and to anticipate trends in fashion colors. Through the study of a Lifetime Bureaux to Nelly Rodi was possible to establish the trends in colors for ten years, or twenty collections. This study sought to contextualize the first step to fashion, trends and colors to catalog the colors later in the period from 1997 to 2007. It was necessary to photograph and collect samples of all colors and create a methodology for finding the number of each of the Pantone color. Through the number of Pantone, which illustrates the range, brightness and intensity of each color and the system CEILAB, it was possible to find most of the colors used in this period. With this study was a cycle of colors.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Design e Marketing Vestuário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10815
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

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