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dc.contributor.advisorBrilha, J. B.-
dc.contributor.advisorBarriga, Fernando-
dc.contributor.authorLeite, Joana Reis Correia-
dc.date.accessioned2010-08-20T10:39:15Z-
dc.date.available2010-08-20T10:39:15Z-
dc.date.issued2009-12-17-
dc.date.submitted2009-10-29-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/10810-
dc.descriptionDissertação mestrado em Património Geológico e Geoconservaçãopor
dc.description.abstractA divulgação científica tornou-se numa das principais actividades das instituições museológicas. Por isso, tornou-se fundamental para elas conhecer o seu público, de modo a cumprir, o melhor possível, as suas funções educativas, nomeadamente no que respeita a divulgação da geologia e a sensibilização do público para o património geológico. Para conhecer melhor o público do Museu Nacional de História Natural (MNHN) foi realizado um inquérito aos visitantes do Departamento de Mineralogia e Geologia. O inquérito baseou-se num questionário constituído por quatro partes que cumprem diferentes objectivos: i) obter uma caracterização sócio-demográfica do público; ii) conhecer a opinião do público sobre museus e exposições; iii) conhecer a opinião do público sobre o MNHN; iv) identificar conhecimentos do público sobre geologia e património geológico. Foi realizado um pré-teste, com uma versão preliminar do questionário, aplicada de 13 a 18 de Março de 2008 a uma amostra de 38 indivíduos. A versão definitiva foi aplicada entre Abril e Setembro de 2008 a uma amostra de 300 indivíduos que foram seleccionados com base em três critérios: aceder a participar voluntariamente no inquérito; ter visitado pelo menos uma das exposições do Departamentode Mineralogia e Geologia do MNHN; e ter mais de 12 anos. O nível de confiança é ligeiramente superior a 90% com um erro de amostragem de ±5%. Os dados foram analisados utilizando o programa Microsoft Excel© 2003 e SPSS© 11.5. O público inquirido é diversificado quanto à nacionalidade, ao sexo, à idade, e às profissões que desempenham. A maior parte dos indivíduos visitaram o MNHN pela primeira vez, aquando da sua participação no inquérito, e vieram geralmente acompanhados pela família ou por amigos. A maior parte dos visitantes gostaria que houvesse um monitor presente nos espaços expositivos, que estivesse disponível para esclarecer dúvidas ou questões inerentes à exposição, em vez de visitas orientadas, e nota, como aspecto negativo, a ausência efectiva de um monitor. Verificou-se ainda que o público prefere exposições com abordagens mistas, isto é, exposições com elementos de uma índole contemplativa e elementos de índole interactiva. A maioria dos indivíduos afirma que pretende voltar a visitar o MNHN e que a sua visita contribuiu para aumentar os seus conhecimentos e o seu interesse por geologia. Grande parte deste público é capaz de citar exemplos de geossítios de relevância nacional ou internacional e considera que o património geológico faz parte do património natural e é tão importante como a sua componente biótica. No entanto, a partir dos comentários e sugestões do público, torna-se claro que são necessários alguns melhoramentos, nomeadamente a nível das infra-estruturas (estética dos espaços expositivos, iluminação, sinalética); tornar o museu mais amigável para os turistas (assegurar que todas as exposições sejam bilingues); e, finalmente, aumentar a presença de monitores nas exposições que possam orientar visitas ou simplesmente esclarecer questões pontuais dos visitantes.por
dc.description.abstractScience Communication is one of the main activities of museums. Therefore getting to know their own public has become crucial to fulfil their mission as education providers doing Earth Science communication as well as increasing people awareness towards geological heritage. With the purpose of better defining the publics of the Museu Nacional de História Natural (MNHN) a survey has been proposed to the visitors of the Department of Mineralogy and Geology. The survey is based on a questionnaire consisting of four parts related to the following aims: i) general social-demographic characteristics of the public; ii) preferences of the public towards museums and exhibitions; iii) the public’s opinion on MNHN; iv) visitors’ knowledge concerning geology and geological heritage. A preliminary version of the survey was first applied during the one week period between 12th and 18th of May 2008, to a limited sample of 38 people. The final version of the survey was applied between April and September 2008 to a sample of 300 individuals which had been selected using three different criteria: agreement to participate voluntarily in the survey, having visited at least one of the exhibitions of the Department of Mineralogy and Geology, and being over 12 years old. The survey has a confidence interval slightly higher than 90% with sampling error of ±5%. The data were later analyzed using two computer programs: Microsoft Excel© 2003 e SPSS© 11.5. The public presents a great variety of nationalities, gender, age and professions. Most of the visitors that participated in the survey had come with either family or friends and were visiting MNHN for the first time. The public prefers mixed approaches on the exhibitions: those having both “handsoff” and “hands-on” element, instead of orientated visits; the effective absence of a museum’s monitor that could be addressed to answer questions related to the exhibited objects, was noted as a negative aspect. Visiting MNHN made the public increase their knowledge and interest towards geology and most visitors revealed they would like to come back and visit the museum again. Geological heritage has been recognised as part of the natural heritage and being as important as its biological features. Many visitors were capable of quoting some examples of geosites with national or international importance. However, according to the public’s comments and suggestions it is clear that some improvements are needed: aesthetics of the exhibition spaces and features, the exhibitions’ lighting and the museum’s signage, assuring that the museum becomes more tourist-friendly by making all it’s exhibitions bilingual and finally, increasing the presence of museum’s monitors in the exhibitions, to guide visits or simply to clarify possible doubts of the visitors.por
dc.description.sponsorshipO trabalho foi desenvolvido no âmbito das linhas de investigação do Núcleo de Ciências da Terra da Universidade do Minho (NCT/UM) e do Centro de Geologia da Universidade do Porto (CGUP/UP), unidade de investigação inserida noPrograma de Financiamento Plurianual da FCT, co-financiada pelo Governo Português e pela União Europeia (FEDER).por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleContributo do Museu Nacional de História Natural para a divulgação do património geológico: caracterização do público do Departamento de Mineralogia e Geologiapor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc069.02:5por
dc.subject.udc5:069.2por
dc.subject.udc502.64por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CCT - Dissertações de Mestrado/MSc Dissertations

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