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dc.contributor.advisorAlmeida, Luís de-
dc.contributor.authorMelo, Tristana Veras de-
dc.date.accessioned2010-08-12T15:51:32Z-
dc.date.available2010-08-12T15:51:32Z-
dc.date.issued2009-09-17-
dc.date.submitted2009-09-04-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/10747-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia Têxtil (área de especialização em Design e Marketing)por
dc.description.abstractTem-se verificado que actualmente existe uma tendência a reduzir o impacto ambiental na produção e no processamento de têxteis de algodão, assim como o cultivo de fibra com técnicas da agricultura biológica. Os têxteis biológicos (orgânicos) atingem um novo nicho no mercado consumidor, com valores, comportamentos, estilo de vida e necessidades específicas, que buscam conforto, funcionalidade e preocupação com o meio ambiente na forma de se vestir. Algodão biológico, é o tema central deste trabalho, que tem como objetivos principais definir o que são têxteis orgânicos, conceituar o termo algodão biológico (orgânico), levantamento de empresas que tem produtos produzidos com algodão biológico (orgânico), análise das perspectivas dos têxteis orgânicos em termos de design e em termos de mercado, especialmente na área do vestuário. O trabalho desenvolvido iniciou-se com um estudo sobre a moda e a sua evolução, bem como tendência de moda e os conceitos atribuídos a eco moda que surge como uma nova moda. Também se fez um estudo sobre as fibras orgânicas que compõem os têxteis orgânicos com uma ênfase maior para o algodão biológico, por ser a fibra mais usada nas indústrias têxteis. Para esclarecimento sobre a autenticidade do processo orgânico do algodão foi feita uma pesquisa sobre a legislação existente e as normas que certificam o algodão biológico. No presente trabalho foi feito um levantamento das grandes marcas e lojas que utilizam o algodão orgânico, suas peças confeccionadas com o algodão orgânico, o mercado, design e suas perspectivas para futuro dos têxteis orgânicos. Esta pesquisa traz como conclusões que o vestuário produzido com têxteis orgânicos, principalmente com o algodão biológico não é mais uma novidade, é uma tendência, que ao integrar preços que sejam atraentes para o mercado global com design, qualidade, faz com que a que a procura por parte dos consumidores para esses produtos aumente a cada ano e o número de produtores, fornecedores e retalhistas também se tornem maiores. De peças básicas às mais elaboradas, as marcas aliam pesquisa à preservação ambiental para o desenvolvimento das suas colecções.por
dc.description.abstractCurrently there is a tendency to reduce the environmental impact in production and processing of cotton textiles, as well as the cultivation of fiber with organic farming techniques. The textile products (organic) have a new niche in the consumer market, with values, attitudes, lifestyle and needs, seeking comfort, functionality and concern for the environment in order to get dressed. Organic cotton is the focus of this work. The concept of organic cotton and organic textiles is presented: The thesis includes a survey of companies that market products produced with organic cotton, as well as a prospective analysis of textile organic in design and in terms of market, particularly in the área of clothing. The work begins with a study of fashion and its trends, ecofashion emerging as a new fashion. A study of the organic fibers is made, with a greater emphasis on organic cotton as the fiber mostly used in clothing textiles. In order to guarantee the authenticity of the process of organic cotton, a survey was made on existing legislation and standards that ensure that the cotton is really organic. The work includes a comprehensive survey of large brands and retailers that include organic cotton in their offer of clothing to customers. The market, design and prospects for future of organic textiles are also discussed. The major conclusion of this research is that clothing made with organic textiles, mainly with organic cotton, is no longer a novelty, it is a trend. Prices that are attractive integrate for the global market together with design and quality, means that the demand from consumers for these products increases every year and the number of producers, suppliers and retailers also become larger. From basic to more elaborated pieces, brands combine research and product development with environmental preservation for the development of their collections.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleTêxteis orgânicos : nova modapor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc687:677.1por
dc.subject.udc677.1:687por
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DET/2C2T - Dissertações de mestrado

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