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https://hdl.handle.net/1822/10677
Título: | A aprendizagem da profissão: um estudo de caso de portefólios reflexivos de educadores de infância |
Autor(es): | Vieira, Fátima |
Orientador(es): | Formosinho, Júlia |
Data: | 28-Jun-2010 |
Resumo(s): | O estudo que aqui se apresenta inscreve-se no âmbito da formação prática inicial de
educadores de infância e mais concretamente, no âmbito do projecto de formação e supervisão da
Prática Pedagógica final, da Licenciatura em Educação de Infância da Universidade do Minho. Nesta
pesquisa procura-se conhecer, pela voz de futuras educadoras, as aprendizagens profissionais
realizadas durante o seu estágio profissionalizante. Para cumprir este objectivo, descrevem-se,
analisam-se e interpretam-se os seus portefólios reflexivos do practicum, construídos a partir da
vivência e significação do quotidiano de práticas em salas de educação de infância. Os dados dos
portefólios cruzam-se com a informação fornecida pelo acompanhamento realizado pela supervisora
universitária e investigadora e com o quadro teórico que fundamenta o estudo.
A análise e interpretação do corpus de dados têm por base categorias sugeridas pela
conceptualização de Oliveira-Formosinho (1998-2007) sobre as dimensões centrais da Pedagogia de
Infância e outras categorias entretanto estabelecidas.
A análise e interpretação dos dados fornecem indicadores que permitem: i) caracterizar os
desafios e as conquistas das estagiárias na aprendizagem de competências profissionais práticas
centrais; ii) revelar o impacto positivo das gramáticas pedagógicas de cariz construtivista, no
crescimento e desenvolvimento profissional inicial; iii) evidenciar o contributo da Metodologia de
Trabalho de Projecto na transformação das práticas das alunas e das equipas educativas em que
participam; iv) reconhecer o valor do portefólio como instrumento de reflexão e documentação da
jornada individual de aprendizagem durante o estágio; v) realçar a importância das estratégias
supervisivas nos processos de envolvimento e transformação das alunas educadoras durante o
estágio. This study aims to describe and to interpret the professional experiencial learning of preschool students teachers during their practicum within the Initial Degree on Early Childhood Education, at the University of Minho. In order to fulfil this target, the student’s reflective portfolios are analysed as documentation of pedagogy apprenticeship and professional development. The data from these portfolios are linked with information from the supervising process and with the theorical framework that support the study. The analysis and interpretation of data uses, as its basis, the categories proposed following the concept of Oliveira-Formosinho (1998-2007) concerning pedagogical dimensions of early childhood education, together with other established categories. In short, the findings provide indicators which allowed to: i) illustrate the challenges and achievements on pedagogy apprenticeship and professional learning; ii) confirm the experiencial learning of constructivist pedagogical models as a key element of professional grow and development of the students trainees; iii) indentify the contribution of the Project Approach to enhance student’s professessional learning; iv) speak about the expectations, feelings and dispositions in relation to the practicum; v) recognize the value of the portfolio as an instrument of reflection and documentation of the individual’s progress during the work experience. Furthermore, the data highlights the value of supervising strategies on those processes. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Estudos da Criança (área do conhecimento Metodologia e Supervisão em Educação de Infância) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10677 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
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