Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10674
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Formosinho, Júlia | - |
dc.contributor.author | Novo, Rosa Maria Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2010-07-06T08:42:15Z | - |
dc.date.available | 2010-07-06T08:42:15Z | - |
dc.date.issued | 2010-06-07 | - |
dc.date.submitted | 2010-12-04 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/10674 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Estudos da Criança (área de especialização de Metodologia e Supervisão em Educação de Infância) | por |
dc.description.abstract | Este estudo visa compreender o contributo da formação prática para a aprendizagem da competência profissional da interacção educativa. Para cumprir este objectivo procedeu-se a uma revisão da literatura sobre formação de educadoras, formação prática, pedagogia da infância e desenvolveram-se cinco jornadas de aprendizagem de educadoras estagiárias, no âmbito da prática pedagógica final das alunas da licenciatura de educação de infância, em contextos supervisivos pedagogicamente diferenciados. O estudo multicontexto, de natureza qualitativa e avaliativa, permitiu compreender a relação da qualidade dos contextos supervisivos com as aprendizagens das educadoras estagiárias. Entre as conclusões que os dados permitem salientam-se a interactividade entre a aprendizagem das educadoras estagiárias e os contextos supervisivos onde fazem estágio e a formação das supervisoras para uma pedagogia da infância participativa e a gramática pedagógica adoptada no contexto de estágio. Salienta-se ainda a aprendizagem da interacção educativa como um processo longo que requer a aprendizagem de competências de natureza complexa. Salienta-se também que nem toda a formação prática garante o direito das estagiárias a iniciar-se a uma pedagogia participativa. Afirma-se a grande necessidade de mais investigações nesta área. | por |
dc.description.abstract | This study aims at understanding the contribution of practical training to the acquisition of professional skills of educational interaction. In order to meet this objective, a revision of the literature on the education of pre-school teachers, practical training and childhood pedagogy, was undertaken and five teaching days of pre-school teacher trainees were developed within the context final teaching practice of the students in a degree programme of pre-school teacher education in pedagogically differentiated supervised contexts. A multi-context study of qualitative, evaluative nature allowed the understanding of the relation between the quality of supervised contexts with the learnings of preschool teacher trainees. Among the conclusions drawn from data, the interactivity between the learnings of pre-school teacher trainees, the supervised contexts where training takes place, the education of supervisors towards a participative childhood pedagogy, and the pedagogical grammar adopted in the training context is to be emphasized. It is also to be emphasized that learning to interact is a long lasting process that requires the learning of complex nature skills. It should furthermore be emphasized that not all practical training is a sufficient guarantee to a participative pedagogy. A need for further research in this area is still forwarded. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.title | A aprendizagem profissional da interacção adulto-criança: um estudo de caso multicontexto | por |
dc.type | doctoralThesis | por |
dc.subject.udc | 371.133.2 | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Doutoramento Rosa Novo 2009.pdf Acesso restrito! | 24,19 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |