Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10582

TítuloLiteracia(s) no ensino superior: configurações em práticas de investigação
Autor(es)Dionísio, Maria de Lourdes
Fischer, Adriana
Palavras-chaveLiteracias
Investigação
Modelos
DataFev-2010
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoCONGRESSO IBÉRICO “ENSINO SUPERIOR EM MUDANÇA : TENSÕES E POSSIBILIDADES", Braga, 2010 – “Ensino Superior em Mudança : tensões e possibilidades : actas do Congresso Ibérico.” [Braga : CIEd, 2010]. ISBN 978-972-8746-80-3. p. 289-300.
Resumo(s)Neste texto propomo-nos identificar e caracterizar as formas que a literacia assume, tanto na sua dimensão conceptual como na prática, quando é objecto de investigação no Ensino Superior. Os dados deste estudo meta-analítico foram recolhidos em comunicações apresentadas numa conferência internacional sobre literacias ocorrida em 2009, em Portugal. Os resultados, obtidos pelas análises de 19 comunicações oriundas de vários países, apontam perspectivas diferenciadas de literacia na abordagem e nas análises de práticas de leitura e de escrita no ensino superior. Três modelos de literacia apresentam-se como norteadores, não em exclusividade: o modelo centrado em estruturas linguísticas e habilidades individuais (ou dos skills); o modelo da ‘socialização académica’ e o modelo das ‘literaciaS académicaS’. Num quadro de tensões entre o reconhecimento dos meios para se construírem sujeitos academicamente letrados e a consciência da relevância de introduzir os estudantes nas convenções e regras dos textos especializados deste contexto, a literacia académica emerge como uma prática quase exclusivamente de escrita. Verifica-se também um desfasamento entre os géneros académicos que os alunos têm de ler e os textos que têm de escrever, estes mais no âmbito de ferramentas pedagógicas do que da esfera científica.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10582
ISBN978-972-8746-80-3
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Volume de Atas / Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dionísio & Fischer 2010.pdfArtigo sobre a temática: Literacias no Ensino Superior.593,24 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID