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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarroso, M.-
dc.contributor.advisorLeão, Celina Pinto-
dc.contributor.authorRodrigues, Matilde Alexandra-
dc.date.accessioned2010-04-26T10:26:03Z-
dc.date.available2010-04-26T10:26:03Z-
dc.date.issued2009-11-09-
dc.date.submitted2009-09-30-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/10538-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia Humanapor
dc.description.abstractAs bibliotecas são vistas actualmente como um recurso imprescindível ao sucesso no ensino superior, sendo a sua concepção, com base em critérios ergonómicos, fundamental para potenciar o desempenho dos seus utilizadores. Perante a falta de informação sobre as condições das bibliotecas do ensino superior em Portugal, e tendo presente a subjectividade individual associada ao conceito de conforto, este estudo teve como objectivo principal caracterizar as condições de trabalho e conforto nestes locais, através de uma abordagem objectiva e subjectiva. No presente trabalho foram analisados os factores ambientais associados ao conforto, ruído, iluminação, ambiente térmico e características do mobiliário, em duas bibliotecas da Universidade do Minho. Englobou três épocas do ano de forma a incluir dias amenos, frios e quentes: Primavera, Inverno e Verão. Em cada uma das estações do ano, foram realizadas amostragens de campo ao longo de 4 dias em três períodos distintos, de forma a abranger a variação da temperatura e da iluminação ao longo do dia. A caracterização e a quantificação objectiva dos factores ambientais em estudo tiveram por base a aplicação de uma check-list e a medição dos parâmetros de ambiente térmico (temperatura do ar, temperatura húmida, temperatura de globo e velocidade do ar), níveis de iluminância nos planos de trabalho e respectivas vizinhanças, níveis sonoros e dimensões dos elementos de mobiliário (cadeiras, mesas, bancadas, bancos e estantes). Para a abordagem subjectiva foi desenvolvido e aplicado um questionário de caracterização das Condições de Trabalho e Conforto em Bibliotecas de ensino superior (CTCB). Para além de permitir a caracterização dos utilizadores, este questionário permitiu qualificar os factores ambientais, em relação à sua percepção, preferência, aceitabilidade e afectividade. As bibliotecas do ensino superior são actualmente utilizadas maioritariamente para a actividade de estudo. Em geral, os factores ambientais analisados apresentaram-se desadequados para estas actividades. O nível de ruído apresentou-se acrescido, sendo percebido pelos utilizadores dos espaços de leitura como um factor incomodativo. O ambiente térmico é percebido de forma distinta de acordo com a estação do ano, existindo uma clara preferência por ambientes mais quentes no Inverno e mais frescos no Verão. Os resultados obtidos revelaram uma preferência por elevados níveis de iluminação, com especial preferência por iluminação natural. O mobiliário é desadequado, favorecendo posturas incorrectas. Em relação à influência do género nas sensações de conforto, verificaram-se diferenças significativas em relação ao ruído, iluminação e mobiliário, sendo as situações de desconforto acentuadas por indivíduos do género masculino.por
dc.description.abstractLibraries are currently seen as an indispensable resource to the success in higher education, being its design based on ergonomic criteria essential to maximize user’ performance. Given the lack of information concerning the conditions in higher education libraries in Portugal, and taking into account the individual subjectivity associated with the comfort concept, this study’s main objective was to characterize the comfort and the work conditions in these spaces, through an objective and subjective approach. Environmental factors associated with comfort, namely noise, lighting, thermal environment and furniture were analyzed, in two libraries of the University of Minho. This study included three seasons to embrace warm, cold and hot days: spring, winter and summer. In each of the seasons, samples were collected over four days in three different periods, to cover the temperature and lighting variation throughout the day. Objective quantification and characterization of environmental factors under study were based on the application of a check-list and measurement the thermal environment parameters (air temperature, wet temperature, globe temperature and air velocity), the illuminance levels on work plans and their immediate surroundings, noise levels and furniture dimensions (chairs, tables, benches, seats and shelves). For the subjective approach was developed and applied a questionnaire for the characterization of working conditions and comfort in libraries of higher education (CTCB, Portuguese abbreviation). Besides the characterization of users, higher education students, the questionnaire also allowed the qualification of the environmental factors in relation to their perception, preference, acceptance and affection. The activity of study was identified as the most used by higher education students when they are in a libraries. In general, environmental factors analyzed were inadequate for these activities. The noise level was underlined, being perceived, by the reading spaces users, as a troublesome factor. The thermal environment was perceived differently according to the season with a clear preference for a warmer environment in the winter and a cooler one in the summer. The obtained results revealed a preference for high illuminance levels, with special preference for natural light. The furniture is inadequate, favoring incorrect postures. Regarding the influence of gender on comfort consciousness, significant differences were identified in relation to noise, illuminance and furniture, being the situations of discomfort intensified by male students.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleCondições de trabalho e conforto em bibliotecas do ensino superiorpor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc658.015.11-
dc.subject.udc027.7-
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