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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCorreia, Tânia-
dc.contributor.authorGomes, António Rui-
dc.contributor.authorMoreira, Susana Maria do Nascimento Horta-
dc.date.accessioned2010-03-26T15:14:30Z-
dc.date.available2010-03-26T15:14:30Z-
dc.date.issued2010-03-26T15:14:30Z-
dc.identifier.citationSIMPÓSIO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA, 10, Braga, 2010 – “Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia”. [Lisboa : Associação Portuguesa de Psicologia, 2010]. p.1477-1493.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/10502-
dc.description.abstractEste trabalho analisa a experiência de stresse, “burnout”, comprometimento organizacional e satisfação/realização em professores do ensino básico (n=94). Avaliaram-se as seguintes dimensões: fontes de stresse, “burnout”, comprometimento organizacional e satisfação/realização profissional, numa metodologia transversal. Sete aspectos devem ser realçados: i) 45% dos professores percepcionaram a profissão como muito stressante; ii) a exaustão emocional foi a dimensão mais prevalente na experiência de “burnout” (10.6%); iii) não foram encontradas diferenças em função do sexo; iv) professores mais novos apresentaram maior stresse relacionado com a carreira docente, despersonalização e menor satisfação e realização pessoal e profissional; v) professores a leccionaram a alunos mais velhos (3º ciclo) evidenciaram maior stresse, despersonalização e menor comprometimento organizacional; vi) professores com vínculos laborais mais instáveis evidenciaram maior stresse relativo à carreira docente e vii) professores com mais horas de trabalho manifestaram maior stresse relativo ao trabalho burocrático. No final, são discutidas algumas implicações práticas dos resultados encontrados.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Portuguesa de Psicologiapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectStressepor
dc.subject“Burnout”por
dc.subjectComprometimentopor
dc.subjectProfessorespor
dc.titleStresse ocupacional em professores do ensino básico: um estudo sobre as diferenças pessoais e profissionaispor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewednopor
Aparece nas coleções:CIPsi - Livros de atas

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