Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10502
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Correia, Tânia | - |
dc.contributor.author | Gomes, António Rui | - |
dc.contributor.author | Moreira, Susana Maria do Nascimento Horta | - |
dc.date.accessioned | 2010-03-26T15:14:30Z | - |
dc.date.available | 2010-03-26T15:14:30Z | - |
dc.date.issued | 2010-03-26T15:14:30Z | - |
dc.identifier.citation | SIMPÓSIO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA, 10, Braga, 2010 – “Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia”. [Lisboa : Associação Portuguesa de Psicologia, 2010]. p.1477-1493. | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/10502 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa a experiência de stresse, “burnout”, comprometimento organizacional e satisfação/realização em professores do ensino básico (n=94). Avaliaram-se as seguintes dimensões: fontes de stresse, “burnout”, comprometimento organizacional e satisfação/realização profissional, numa metodologia transversal. Sete aspectos devem ser realçados: i) 45% dos professores percepcionaram a profissão como muito stressante; ii) a exaustão emocional foi a dimensão mais prevalente na experiência de “burnout” (10.6%); iii) não foram encontradas diferenças em função do sexo; iv) professores mais novos apresentaram maior stresse relacionado com a carreira docente, despersonalização e menor satisfação e realização pessoal e profissional; v) professores a leccionaram a alunos mais velhos (3º ciclo) evidenciaram maior stresse, despersonalização e menor comprometimento organizacional; vi) professores com vínculos laborais mais instáveis evidenciaram maior stresse relativo à carreira docente e vii) professores com mais horas de trabalho manifestaram maior stresse relativo ao trabalho burocrático. No final, são discutidas algumas implicações práticas dos resultados encontrados. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Psicologia | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Stresse | por |
dc.subject | “Burnout” | por |
dc.subject | Comprometimento | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.title | Stresse ocupacional em professores do ensino básico: um estudo sobre as diferenças pessoais e profissionais | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | no | por |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Livros de atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
4-Actas-SO-Professores-Simpósio Psicologia.pdf | Documento principal | 2,53 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |