Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10411
Título: | A mediação em contexto pedagógico : contributos de uma leitura psicanalítica em educação |
Outro(s) título(s): | La médiation dans le contexte pédagogique : contribution d’une lecture psychanalytique de l’education |
Autor(es): | Seabra, Filipa Pacheco, José Augusto |
Palavras-chave: | Psicanálise Mediação Emacipação Psychanalyse Médiation Émancipation |
Data: | 2008 |
Editora: | Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE) |
Citação: | COLÓQUIO AFIRSE/AIPELF, 16, Lisboa, Portugal, 2008 - “Tutoria e mediação em educação : novos desafios à investigação educacional : actas”. [Lisboa : AFIRSE, 2008]. |
Resumo(s): | Vive-se nas escolas dos ensinos Básico e Secundário, tal como no Ensino Superior, um momento de «engenharia social», ou seja, nas ideias de William Pinar (2007), a ênfase em modelos económicos e em resultados esperados, não em função dos alunos, mas de acordo com a economia baseada no conhecimento. Este, aliás, é um dos conceitos-chave da União Europeia e das suas orientações educacionais.Perante tais cenários, os apelo - realizados por Dewey, no início do século XX, através de um projecto progressista da educação, e por Freire, na década de 1970, com a proposta de uma pedagogia emancipatória - a uma educação humanista necessitam de ser revisitados. É o que pretendemos fazer, nesta comunicação, em que, partindo de um conceito de mediação como uma relação qualitativa entre professor e alunos, pois "educar é sempre uma forma de mediar - de mediar entre o conhecimento instituído e o saber experiencial, de mediar entre a escola e a sociedade, entre a sociedade e os alunos, entre a escola e os alunos, entre..." (Caetano, 2005:42), exploramos os contributos da psicanálise para a compreensão da relação pedagógica em contextos de aprendizagem. A psicanálise convida a olhar prestar atenção aos processos sociais e relacionais que têm lugar dentro da escola, e, que sendo imprevisíveis, não deixam de ser fundamentais, abrindo, assim, espaços para os sujeitos do aluno e do professor. Esta teoria encontra o seu lugar no campo das relações inter-subjectivas, que ocorrem na escola, e às quais a mediação oferece um espaço de reconhecimento. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10411 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mediação em contexto pedagógico.pdf | 64,14 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |