Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10366
Título: | A avaliação do (des)empenho docente: perspectivas da supervisão pedagógica |
Autor(es): | Moreira, Maria Alfredo |
Palavras-chave: | Avaliação do desempenho Supervisão pedagógica |
Data: | 2009 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Citação: | MOREIRA, Maria Alfredo - A avaliação do (des)empenho docente : perspectivas da supervisão pedagógica. In VIEIRA, Flávia [et al.], orgs. – “Pedagogia para a autonomia : reconstruir a esperança na educação : actas do Encontro do Grupo de Trabalho-Pedagogia para a Autonomia, 4, Braga, 2009” [CD-ROM]. Braga : CIED, 2009. p. 241-258. |
Resumo(s): | O texto centra-se na apreciação de alguns aspectos do novo modelo de avaliação do desempenho docente dos professores da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário. É produzido um olhar sobre os contributos que a supervisão pedagógica poderá dar na sua implementação, procurando contrariar algum desalento e desinvestimento no desenvolvimento profissional que o processo da sua implementação suscita e que algumas leituras poderão produzir. É defendida uma perspectiva desenvolvimentalista da supervisão pedagógica e uma abordagem formativa no processo de avaliação, entendidos como essenciais à transformação deste processo numa oportunidade de promoção e desenvolvimento profissional. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10366 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
24.M.A.Moreira.pdf | Texto de actas | 285,69 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |