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https://hdl.handle.net/1822/10249
Título: | Presença e significado de Manuel António Pina na literatura para a infância e a juventude |
Autor(es): | Silva, Sara Raquel Reis da |
Orientador(es): | Azevedo, Fernando José Fraga de Rechou, Blanca-Ana Roig |
Palavras-chave: | Literatura Infantil Manuel António Pina Intertextualidade Humor Competência Literária Children’s Literature Manuel António Pina Intertextuality Humour Literary Competence |
Data: | 21-Dez-2009 |
Resumo(s): | O objecto central deste estudo reside no estudo e na reflexão sobre a literatura portuguesa infanto-juvenil, sobretudo acerca das obras que, ao longo das três últimas décadas, Manuel António Pina tem vindo a publicar nesse domínio.
Na primeira parte, procede-se a uma investigação e uma problematização dos conceitos-base que compõem o enquadramento teórico deste trabalho. Assim, discutem-se criticamente questões como a intertextualidade, o humor (e a sua correlação), bem como a competência literária e a sua conformação a partir do contacto precoce e continuado com textos literários. Ainda nesta secção, uma revisitação dos estudos historiográficos centrados na Literatura portuguesa para crianças e jovens, elaborados até
2000, serve de ponto de partida para uma abordagem das tendências, actualização e inovação da referida produção literária no período de 2001-2006.
A segunda parte, a mais extensa, concretiza o objectivo fundamental desta
investigação: apreender alguns dos traços e/ou dos aspectos ideotemáticos e dos recursos técnico-expressivos que singularizam a produção literária de Manuel António Pina, em particular os seus textos potencialmente recebidos por crianças e jovens, independentemente do modo literário no qual se situam (narrativa, poesia ou texto dramático). Assim, o rendimento semântico-estilístico da intertextualidade, do humor e, muito especialmente, da sua associação mútua, mecanismos que pontuam a generalidade
da obra de Manuel António Pina, determinando a sua presença e o seu significado na literatura portuguesa de destinatário explícito infanto-juvenil, é discutido e sistematizado. This thesis proposes to study Portuguese literature for children and young adults, particularly those works by Manuel António Pina published over the last three decades that fall within this category. In the first section, the basic concepts pertaining to the theoretical framework of this study are problematised. Questions such as intertextuality, humour, and their relationship, are discussed, as are issues related to literary competence and its connection with early and continuous contact with literary texts. This section also revisits diacronic studies dealing with Portuguese literature for children and young adults written up to the year 2000, and uses them as a starting point for an approach that focuses on the tendencies and innovations in such literary production between 2000 and 2006. In the second and longest part of this thesis, the fundamental objective of the study is enacted: the determination in the literary production of Manuel António Pina for children and young adults, whether fiction, poetry or drama, of its specific ideological and/or thematic aspects, along with its technical and expressive resources. The semantic and stylistic rendering of intertextuality and humor, and particularly the interplay between these two recurrent mechanisms in the work of Manuel António Pina, are discussed and sistematised, at the same time as the relevance of his work within the context of Portuguese literature for children and young adults is established. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Estudos da Criança - Literatura para a Infância |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10249 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | DCILM - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Sara Raquel Reis da Silva.pdf Acesso restrito! | Tese de Doutoramento | 19,69 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |