Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10188

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPacheco, José Augusto-
dc.date.accessioned2010-01-25T17:23:11Z-
dc.date.available2010-01-25T17:23:11Z-
dc.date.issued2000-
dc.identifier.citation“Teias”. ISSN 1518-5370. 1:2 (Jul./Dez. 2000) 99-133.por
dc.identifier.issn1518-5370-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/10188-
dc.description.abstractNum período de mudança constante, a escola pública é questionada pelos sentidos social e educativo que a tornam objecto de discussão obrigatória no campo das opções políticas e económicas. Como espaço aberto de construção do percurso das pessoas, a escola pública é um mecanismo complexo que exige não só o questionamento do conhecimento, que a coloca na base dos conflitos, mas também a interrogação sobre os modos de tornar a cidadania num projecto educativo que não esteja continuamente a ser adiado. Aproveitando o testemunho brasileiro, recolhemos ideias sobre a cidadania na estrutura do processo curricular português e problematizamos as medidas mais recentes ao nível da administração central.por
dc.description.abstractEn un período de cambio constante, la escuela pública es interrogada por los sentidos social e educativo que hacen de ella un objecto de discusión obligada en el campo de las opciones políticas y económicas. Como espacio abierto de construcción de la vivencia de las personas, la escuela pública es un complejo mecanismo que la hace una plataforma de conflictos, sino también la interrogación sobre los modos de hacer de la ciudadanía um proyecto educativo que no esté aplazándola continuamente. Beneficiando del ejemplo brasileiro, hemos recogido algunas ideas acerca de la ciudadanía en la estructura dei proceso curricular portugués y hemos problematizado las más recientes medidas a nivel de la administración central.por
dc.description.abstractIn a permanently changing time, the social and educational meaning assumed by the public school is questioned, thus making it a compulsory object of debate within political and economical options. As an open space for personal construction, the public school is a complex mechanism that requires inquiry not only into the knowledge that makes it the basis for conflicts, but also into ways to prevent the postponement of citizenship as an educational project. Taking account of the experience in Brazil, we present ideas about citizenship in the Portuguese curricular structure and analyses the most recent measures taken at the central administration level.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educaçãopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectEscuela publicapor
dc.subjectCiudadaniapor
dc.subjectPublic schoolpor
dc.subjectCurriculumpor
dc.subjectCitizenshippor
dc.titleA educação para a cidadania: o espaço curricularmente adiadopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Educação para a Cidadania.pdf260,46 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID