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https://hdl.handle.net/1822/10169
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Barros, Paulo Cesar | - |
dc.contributor.author | Carvalho, João Eloir | - |
dc.contributor.author | Pereira, Beatriz Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2010-01-22T16:47:22Z | - |
dc.date.available | 2010-01-22T16:47:22Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 9, Curitiba, Brasil, 2009 – “Políticas e práticas educativas: desafios da aprendizagem : actas”. Curitiba : Champagnat, 2009. p. 5738-5757. | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/10169 | - |
dc.description.abstract | Este estudo relaciona-se com outros na área do bullying na escola e procura analisar os conceitos e características dos comportamentos de bullying e as possibilidades de intervenção através das atividades lúdicas para a melhoria das relações no contexto escolar. Tem como objetivo o entendimento dos conceitos e características dos envolvidos com o fenômeno e ainda o reconhecimento das formas de vitimização e sinais que possibilitem a identificação e auxílio das vítimas, tendo como instrumento de intervenção as atividades lúdicas e recreativas desenvolvidas na escola. Este estudo de caráter qualitativo, aparece na sequência uma análise da revisão de literatura e do estudo de pesquisas de intervenção já realizadas em diversos países, no âmbito do doutoramento em Estudos da Criança, os quais estão em desenvolvimento e que possibilitaram o aprofundamento das questões norteadoras dos eixos temáticos relativos ao presente estudo, que vem de encontro com o tema relacionado à violência dentro da escola. Contudo, a intenção deste estudo em relacionar a violência com o lúdico, o lazer com a escola, seria propor mudanças significativas que possam prevenir as brigas, os conflitos e as confusões e contribuir para melhorar o ambiente escolar através do desenvolvimento de competências sociais de cooperação aprendidas em jogos, brincadeiras e ações que oportunizem momentos de alegria, integração e confraternização, nos quais, as crianças possam não apenas vivenciar o lúdico, mas também expressar o seu ímpeto em condições definidas e seguras, que permitam a liberação de sua agressividade espontânea e desta forma aprendam a respeitar, conviver e reconhecer o outro por meio das atividades lúdicas. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Editora Universitária Champagnat | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Bullying | por |
dc.subject | Violência | por |
dc.subject | Lúdico | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.title | Um estudo sobre o bullying no contexto escolar | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas coleções: | DEAEF - Livros de Actas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Um estudo sobre o bullyingEDUCERE2009.pdf | Documento principal | 273,02 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |