Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10136
Título: | Letramento acadêmico: uma perspectiva portuguesa |
Outro(s) título(s): | Academic literacy: a Portuguese perspective |
Autor(es): | Fischer, Adriana |
Palavras-chave: | Letramentos/literacias Curso de Letras Alunos Conflitos Literacy Undergraduate course in language and literature Students Conflicts |
Data: | 2008 |
Revista: | Acta Scientiarum. Language and Culture |
Citação: | "Acta Scientiarum. Language and Culture." ISSN 1983-4675. 30:2 (Jul./Dez. 2008) 177-187. |
Resumo(s): | Os modos de constituição letrada de alunos universitários, no meio acadêmico, é foco deste trabalho, realizado em Portugal, no ano de 2006. Os dados que integram as análises advêm de entrevistas orais semiestruturadas realizadas com alunos do curso de Letras da Universidade do Minho. São selecionadas as falas de quatro alunas, a fim de se proceder a discussões específicas e coerentes ao objetivo proposto: analisar como alunos
constituem-se sujeitos letrados no meio acadêmico. A teoria do letramento como prática social direciona as discussões e análises dos resultados advindos das falas vivas das alunas. Em acréscimo, abordagens relativas ao letramento acadêmico são decisivas para a
compreensão das práticas letradas nesse contexto social. Na perspectiva das quatro
alunas/sujeitos da pesquisa, experiências anteriores ao ingresso no curso de Letras e,
principalmente, as diversas formas de interação no meio acadêmico interferem no uso, no
domínio da linguagem e na formação como professoras. Das falas das alunas emerge uma
tensão constante entre ser aluno e ser professor, o que indica uma constituição letrada em
conflito, no que tange ao ensino de língua em Letras. Current analysis deals with modes of literate constituency of undergraduate students in an academic environment. Study has been undertaken in Portugal in 2006. Data for analysis hailed from half-structured interviews with students in a Language and Literature graduation course at the University of Minho, Portugal. Samples of responses by four students were selected for specific discussions and with the proposed objective of this study, or rather, to analyze the way students constitute themselves as literate subjects in the academic environment. Literacy theory as social practice guided the discussions and analyses of results from the interviews. Approaches related to academic literacy are crucial for the understanding of the literate practices in this social context. According to the students-subjects, experiences prior to their admission in the undergraduate course, and mainly, the different types of interaction in the academic milieu interfere in the skilled use of language and in their teachers’ training. Interviews revealed the constant tensions between their role as students and as future teachers which indicates a conflictive literate constituency in language learning in the above-mentioned course. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10136 |
DOI: | 10.4025/actascilangcult.v30i2.2334 |
ISSN: | 1983-4675 1983-4683 |
Versão da editora: | http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/index |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo Acta Scient 2008 2.pdf | 175,13 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |