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TítuloVideojogos e práticas desportivas
Outro(s) título(s)Video games and sport practice
Autor(es)Pereira, Carlos Alberto Gomes
Ramos, Altina
Pereira, Beatriz Oliveira
Palavras-chavePrática desportiva
Videojogos
Estudo de caso
Sport practice
Video games
Casestudy
DataNov-2009
CitaçãoCONFERÊNCIA DE CIÊNCIAS E ARTES DOS VIDEOJOGOS, Aveiro, 2009 – “Vídeojogos 2009 : actas.” [Aveiro : Sociedade Portuguesa de Ciencias e Vídeojogos, 2009]. ISBN 978-972-789-299-0.
Resumo(s)Desenvolvemos um estudo com o objectivo de conhecer o nível de adesão às novas tecnologias e aos videojogos de jovens que têm uma prática desportiva formal e regular e descobrir as características comuns dos jovens que são simultaneamente praticantes desportivos e jogadores intensivos de videojogos. Adoptámos uma metodologia de cariz qualitativo - o estudo de caso. A população alvo deste estudo foi constituída por alunos da Escola Secundária de Barcelos, com idades compreendidas entre os 14 e 16 anos. A recolha de dados foi feita através de entrevistas semi-estuturadas e para a sua análise recorremos à análise de conteúdo. Concluímos que estes jovens vêem em ambos oportunidades de valorização do Lazer; apontam, a Socialização como forte impulso para essas práticas; são para elas arrastados por uma forte Motivação Intrínseca; o Espírito Competitivo caracteriza estes jovens; reconhecem valor educativo a ambas as práticas, vendo nelas uma oportunidade de Aprendizagem e desenvolvimento de competências específicas e transversais.
We present a study that aims to knowing the level of attachment to new technologies and videogames of teens who take a formal and regular sport practice as well as finding out the common characteristics among young people who are athletes and intensive videogame players at the same time. We have employed qualitative methods in a case-study design. 14-16 year-old-students from Barcelos Secondary School were the target-population in this research. The data were collected through semistructured interviews whose content was analysed afterwards. Findings show that these teenagers see large opportunities to value leisure time in both activities; they also refer socialization as a strong impulse towards those actions; they are stimulated by a strong intrinsic motivation; competitive spirit distinguishes all these youngsters; they recognize educational value to both activities and they see them as an opportunity of learning and development of specific and overall skills.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10104
ISBN978-972-789-299-0
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais
DEAEF - Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
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