Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10030
Título: | Os quadros interactivos multimédia : da formação à utilização |
Autor(es): | Santos, Maria Idalina Lourido Figueiredo dos Carvalho, Ana Amélia Amorim |
Palavras-chave: | Quadros interactivos multimédia QIM Novos ambientes de aprendizagem Modalidades de formação Tecnologias de Informação e comunicação Interactive whiteboards New environments of learning Information and communication technology Modalities of formation |
Data: | 2009 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Citação: | DIAS, P. ; OSÓRIO, A. J., org. – “Challenges 2009 : actas da Conferência Internacional de TIC na Educação, 6, Braga, Portugal, 2009”. Braga : Centro de Competência da Universidade do Minho, 2009. ISBN 978-972-98456-6-6. p. 941-954. |
Resumo(s): | Nesta comunicação fazemos uma análise do impacto da integração dos Quadros Interactivos Multimédia – QIM – no contexto escolar. Pensando os QIM como um meio que visa melhorar as aprendizagens dos alunos, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais aliciante, pretendemos reflectir no modo como estão a ser utilizados e que vantagens daí advêm. Emergem novos modelos e mecanismos de formação, reconhecidos pelo Ministério da Educação como de extrema importância, abrangidos pelo Plano Tecnológico da Educação - PTE. Seguidamente, indagamos sobre as possíveis alterações nas práticas lectivas dos formadores e professores que obtiveram formação nos QIM. Por fim, tendo como cenário de fundo o Plano de Formação TIC 2009, analisamos as competências exigidas aos docentes na utilização dos QIM, as implicações da integração dos QIM no processo de ensino-aprendizagem, partilhando algumas reflexões. In this communication we contextualized the integration of Interactive Whiteboards (IWB) in the schools. The IWB can help to improve the learning process of students, making the teaching process and the learning process more captivating. New models and mechanisms of formation emerge, recognized by the Ministry of Education for being of extreme importance, included in the Technological and Educational Plan. Are described two vocational trainings realized, being one for formants and another for primary school teachers after thinking about the possible alterations in the teaching practices of formants and teachers that obtained vocational training on the IWB. Finally, having as deep scene of the Plan of Formation TIC 2009, we reflect about the sensible difficulties, the competences demand by teachers to use the IWB and the implications of the its integration in the teaching-learning process, sharing some reflections. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10030 |
ISBN: | 978-972-98456-6-6 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Santos & Carvalho- 2009.pdf | 231,85 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |