Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/10000

TítuloO modelo ITIC : uma estratégia pedagógica para o ensino-aprendizagem na escolaridade básica
Autor(es)Cruz, Sónia
Carvalho, Ana Amélia Amorim
Palavras-chaveModelo ITIC
Web 2.0
Construtivismo
Teoria do envolvimento
Modelo ARCS
Data2009
CitaçãoGOMES, M. C. [et al.], ed. lit. – “Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE2009), 11, Coimbra, Portugal, 2009”. [Coimbra : Universidade de Coimbra, 2009]. ISBN: 978-989-20-1774-7.
Resumo(s)A presente comunicação apresenta o Modelo ITIC (Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação) e as características que o compõem, reflectindo sobre a pertinência de o utilizar em contexto educativo como forma de promover situações de aprendizagem, essencialmente, com recurso às ferramentas da Web 2.0. Descreve-se a base teórica que o envolve - Construtivismo, Teoria do Envolvimento e Modelo ARCS – e explicita-se de que modo as ferramentas de informação, de comunicação e ferramentas colaborativas podem ser aplicadas em sala de aula em qualquer disciplina do currículo. Finalmente são apresentados dois exemplos que evidenciam como o Modelo ITIC pode ser operacionalizado.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/10000
ISBN978-989-20-1774-7
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cruz & Carvalho - SIIE-2009.pdf183,97 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID