Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/10000
Título: | O modelo ITIC : uma estratégia pedagógica para o ensino-aprendizagem na escolaridade básica |
Autor(es): | Cruz, Sónia Carvalho, Ana Amélia Amorim |
Palavras-chave: | Modelo ITIC Web 2.0 Construtivismo Teoria do envolvimento Modelo ARCS |
Data: | 2009 |
Citação: | GOMES, M. C. [et al.], ed. lit. – “Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE2009), 11, Coimbra, Portugal, 2009”. [Coimbra : Universidade de Coimbra, 2009]. ISBN: 978-989-20-1774-7. |
Resumo(s): | A presente comunicação apresenta o Modelo ITIC (Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação) e as características que o compõem, reflectindo sobre a pertinência de o utilizar em contexto educativo como forma de promover situações de aprendizagem, essencialmente, com recurso às ferramentas da Web 2.0. Descreve-se a base teórica que o envolve - Construtivismo, Teoria do Envolvimento e Modelo ARCS – e explicita-se de que modo as ferramentas de informação, de comunicação e ferramentas colaborativas podem ser aplicadas em sala de aula em qualquer disciplina do currículo. Finalmente são apresentados dois exemplos que evidenciam como o Modelo ITIC pode ser operacionalizado. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/10000 |
ISBN: | 978-989-20-1774-7 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cruz & Carvalho - SIIE-2009.pdf | 183,97 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |